Geotecnologia é o termo atualmente utilizado para definir instrumentos de medição utilizados em geociências aplicadas. São equipamentos que possuem sistema emissão – recepção de sinais, ou simplesmente sensores para alguma propriedade física ou química da matéria: solo, rochas, minerais, água, atmosfera ou resíduos. Está incluindo nesta definição os equipamentos de geolocalização espacial por satélite (GPS). De forma geral classificam-se em 3 grupos de acordo com as propriedades de interesse ou aplicação: Geofísica, Geoquímica ou Geoespacial.

A Geosam possui instrumentação para utilização própria e também locação à profissionais da engenharia.

Levantamentos geofísicos trabalham com as diferentes propriedades físicas da matéria de forma não invasiva. Devem ser parte da rotina da maioria das investigações preliminares em projetos de exploração mineral, engenharia civil e geologia ambiental. São métodos não destrutivos e mapeiam alvos de forma confiável antes de utilizar investigações diretas e sondagens. A combinação de um ou mais métodos potencializam os resultados das medições.

GPR Geo Radar

Georadar ou radar de penetração no solo é um método de aquisição de dados e imagens de subsuperfície por meio da propagação de ondas de rádio de baixa ou alta frequência.  Devido às diferentes constantes dielétricas diversos tipos de materiais o GPR detecta anomalias e interferências de até 10m com boa resolução. O GPR encontra larga aplicação em escavações, obras de construção civil, saneamento, imageamento de fundações, tubulações, estudos geotécnicos, afloramentos minerais e arqueologia.

Pipe Locator Detector

Um localizador de tubos usa métodos eletromagnéticos condutores ou indutivos para encontrar tubos ocultos com um alto nível de precisão, mas baixa penetração. Um localizador de tubo condutor também pode ser usado para localizar fios rastreadores enterrados no subsolo com tubos não metálicos. Uma maneira segura e eficaz de verificar paredes, tetos, pisos e subsolo em busca de tubos ocultos antes da renovação, demolição ou escavação.

Eletrorresistivímetro

Método geoelétrico usado no estudo de descontinuidades horizontais e verticais de subsuperfície, medindo a resistividade elétrica dos diversos tipos de materiais. Os dados adquiridos em campo são processados em software que retorna uma imagem hipsométrica 2D (Caminhamento Elétrico) e 3D (Sondagem Elétrica Vertical) da subsuperfície que será interpretada para descrição geológica e mineral. Largamente utilizada em prospecção mineral, estudos hidrogeológicos, projetos geotécnicos e ambientais.

Ultrassonografia de Concreto

Ensaio não destrutivo que aplica ondas de ultrassom as quais sofrem alterações conforme a densidade e natureza dos materiais.  Tem como finalidade determinar a qualidade e integridade de estruturas de concreto e madeira, detectando e localizando vazios, tubulações, armaduras, fissuras e defeitos. Deve ser realizado conforme a NBR 8802:2013.

Outros

  • Linígrafos medem a profundidade do nível da água de um poço através da introdução de um sensor elétrico ligado à uma fita métrica energizada acionada por alarme sonoro.
  • Sensor Piezométrico: Mede a pressão barométrica da coluna d´água acima. Trabalha mergulhado em poços de rebaixamento e/ou controle do aquífero freático e barragens.
  • Câmera de inspeção visual de poços: projetados para serem portáteis, robustos e ideais para a inspeção e filmagem de poços, drenos, eixos verticais, corpos d’água abertos, poço para captação d’água e tubos a partir de 25 mm de diâmetro.

Topografia Geodésica, Agrimensura e Geoprocessamento

Topografia geodésica estuda a forma e as dimensões do campo gravitacional do planeta Terra. Os levantamentos geodésicos são realizados com o auxílio de receptores GPS/GNSS sendo o principal objetivo o de obter coordenadas geográficas com alta precisão e acurácia.

Laser Scanner Topográfico

A tecnologia do Laser Scanner 3D permite a realização de levantamentos topográficos planialtimétricos por meio da varredura laser scanner, obtendo o maior número possível de informações da superfície representada. Sua utilização reduz consideravelmente o tempo de resposta dos resultados e permite a captura de informação topográfica em lugares inacessíveis

Essa tecnologia permite uma precisão de 2mm e apenas um erro de 2% em caso de levantamentos volumétricos para inventários. Se comparada a levantamentos com equipamentos convencionais, a tecnologia a laser possui uma precisão ainda maior, chegando a 8% no comparativo entre as duas tecnologias.

Aerofotogrametria VANT e DRONE

Os drones e vants para o levantamento aerofotogramétricos utilizam recursos de navegação e posicionamento de forma precisa para alta performance e redução dos custos operacionais. A utilização da fotografia aérea feita por esses permite o mapeamento de áreas, edifícios e locais de difícil acesso, facilitando as inspeções e o mapeamento.  O drone/vant percorre o território fotografando com precisão e qualidade. Assim, para realizar o mapeamento de um local com o drone, o operador pode planejar todo o voo pelo computador com a utilização de softwares específicos.

Após o voo, os dados coletados são utilizados na produção de mapas, curvas de nível, acompanhamento de obras, dentre outros. As imagens georreferenciadas se transformam em um modelo 3D que permite

Também chamados de “métodos de screening” ou “triagem”, são instrumentos de resposta rápida que identificam diferentes propriedades químicas dos elementos químicos, substâncias ou grupo de substâncias e microrganismos. Amplamente utilizado em estudos de passivos ambientais, prospecção mineral, segurança ocupacional e controle industrial. São também métodos não destrutivos, rápidos, econômicos e precisos. Auxiliam no entendimento do ambiente estudado apoiando decisões de intervenção com segurança, economia de tempo e recursos.

Espectrometria de fluorescência de raios X (XRF)

A espectrometria de raios X baseia-se no efeito fotoelétrico, ativando átomos dos materiais e medindo o RX que são produzidos.  Capaz de detectar não só a presença de elementos principalmente metálicos, mas também sua concentração aproximada em %m.m. Utilizado principalmente em prospecção mineral e identificação de ligas metálicas.

Detector de Gases e Vapor Orgânico VOC PID

Especializada em medir vapores orgânicos voláteis (VOC) o método baseia-se num PID (detector de fotoionização) sensível a compostos aromáticos e poli-insaturados, como benzeno, toluenos e estireno e mais 480 outros compostos. Os fótons são absorvidos pelas moléculas dos gases que o atravessam e se ionizam. O detector de saída mede a tensão e permite calcular presença e ausência de compostos sensíveis na escala de PPM (partes POR Milhão). Amplamente utilizado em rastreamento de combustíveis, solventes e na segurança industrial.

Cromatografia e espectrometria de massa (GCMS) portátil

O GCMS é particularmente útil pela sua capacidade de medir concentrações de uma larga variedade de contaminantes.  São métodos voltados para análises de TOC (carbono orgânico total), POX/AOX/EOX (halogenados orgânicos purgáveis, adsorvidos ou extraídos) e ainda para análises por espectrometria infravermelho e ultravioleta.

Sensores Catalíticos Gases Tóxicos

A difusão do ar ambiente contra seus sensores eletroquímicos seletivos permitem quantificar presença de gases tóxicos como CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono), H2S (sulfeto de hidrogênio) e vapores orgânicos voláteis (VOC). São os chamados sensores multigases utilizados em segurança ocupacional, minas subterrâneas, emergências ambientais e industrias. Ajudam no controle e monitoramento da qualidade do ar em ambientes confinados e condicionados.

Cromatografia e espectrometria de massa (GCMS) portátil

O GCMS é particularmente útil pela sua capacidade de medir concentrações de uma larga variedade de contaminantes.  São métodos voltados para análises de TOC (carbono orgânico total), POX/AOX/EOX (halogenados orgânicos purgáveis, adsorvidos ou extraídos) e ainda para análises por espectrometria infravermelho e ultravioleta.

Sondas Multiparâmetros para Água

Através de sensores eletroquímicos e fotovoltaicos é possível obter na mesma instrumentação resultados instantâneos e precisos de temperatura, pH, condutividade elétrica, potencial de oxirredução (ORP), turbidez, oxigênio dissolvido, sólidos dissolvidos totais, cloretos, amônia, nitrato, algas totais, clorofila e algas azuis/verdes. Tais parâmetros são indicativos da qualidade da água, nível de poluição do efluente, presença ou ausência de sais minerais, contaminação sanitária. Por esses motivos são de grande uso no controle ambiental,  estudos hidrogeológicos e minerais.

Amostrador de Água Subterrânea LowFlow

Instrumentação que permite um procedimento dinâmico de controle da vazão e rebaixamento do nível d’água durante a purga para coleta de amostras. O controle é feito com a assistência de uma sonda multiparamétrica mede continuamente os dados físico-químicos e nível d’água, garantindo representatividade da amostra durante a coleta em níveis estabilizado.

Outros

  • Imunoassay: São kits de fácil manuseio no campo e de resposta rápida, baseado em mecanismos de anticorpos. Detectam concentrações de até 2 ppm no solo, embora sejam semiquantitativos. O método se baseia na utilização de anticorpos (moléculas biológicas) com capacidade de unir especificamente somente os compostos alvo, formando uma amostra de matriz complexa. Através da lincagem de anticorpos seletivos com o sistema indicador colorido, mínimas concentrações (em ppm) do composto alvo pode ser determinadas. Nesse método, por exemplo, os anticorpos reconhecem todos os PCBs como constituintes de única classe.
  • Controle de emissões atmosféricas: equipamentos para controle e medições de poeira em obras, mineração. Estão neste grupo sondas para medições de materiais particulados e gases tóxicos em chaminés e dutos de exuastão.

Solicite um Orçamento