+55 31 3517 8270

Geofísica por Métodos Geoelétricos

Métodos geoelétricos são técnicas usadas para estudar a subsuperfície através da medição de propriedades elétricas do solo. Envolvem a aplicação de correntes elétricas no solo e a medição dos potenciais elétricos resultantes. As informações obtidas são usadas para inferir a distribuição e características dos materiais subsuperficiais.

As aplicações dos métodos geofísicos geoelétricos são diversas e abrangem diferentes áreas de estudo como:

  • Hidrogeologia: investigação de aquíferos e determinação da distribuição de água subterrânea. É possível a identificar profundidade do lençol freático, camadas impermeáveis, delinear zonas de recarga e descarga de água subterrânea. Muito utilizado para locação de poços tubulares.
  • Engenharia geotécnica: na construção civil o imageamento geoelétrico é usado para caracterizar o subsolo antes da construção de fundações. Fornece informações sobre a resistência e a compactação do solo, presença de falhas ou cavidades, profundidade do topo rochoso e horizontes litológicos.

  • Exploração mineral: A prospecção de depósitos minerais pode se beneficiar dos métodos geoelétricos para identificar anomalias associadas a corpos mineralizados. A resistividade elétrica do solo pode ser usada para mapear estruturas geológicas, localizar minerais condutores e delinear zonas de interesse mineral.
  • Estudos ambientais:  são aplicados em estudos ambientais para investigar a contaminação do solo e da água subterrânea. Através da geofísica por imageamento geoelétrico é possível  identificar a presença de poluentes, delimitar pluma da contaminação, seu comportamento e monitorar a eficácia de medidas de remediação.

As técnicas de aquisição de dados geoelétricos são:

  1. Imageamento Elétrico Multi-eletrodo 2D/3D
  2. IP (Polarização Induzida)
  3. SEV – Sondagem Elétrica Vertical
  4. Mapeamento de resistividade
  5. Potencial espontâneo

As vantagens da aplicação do método geoelétrico inclui:

  • Rapidez nas aquisição das informações;
  • Custo baixo para mapeamento de grandes áreas;
  • Auxilia na elaboração de projetos mais precisos; 
  • Por serem métodos não invasivos proporcionam mais segurança aos profissionais da obra, evitando uso de sondagens de reconhecimento e movimentações de solo.

Anos de serviços

Áreas levantadas

Casos de Sucesso

 SERVIÇO DE GEOFÍSICA PARA ESTUDOS GEOTÉCNICOS

Município de Pains /MG – 2023

Mineradora de calcário solicitou levantamento geofísico para identificação de possíveis cavidades em subsuperfície de modo a orientar  decisões de ocupação da área. Foram executadas 15 seções de 100 metros nesta investigação. O relatório final foi constituído pelo processamento, modelagem, interpretações geológicas. Para a modelagem foram utilizados os softwares res2dinv, ZondRes, Global Mapper e ArcGIS.  

SERVIÇO DE GEOFÍSICA PARA HIDROGEOLOGIA

Município de Arcos / MG – 2022

Realização de caracterização hidrogeológica com identificação de profundidade no lençol freático e a direção do fluxo de água subterrânea. Estudos foram exigidos pela SEMAD MG (IGAM e FEAM) para análise de processos de licencimento ambiental e expansão da lavra de calcário. Utilizada Método Elétrico Multi-Eletrodos (IE), Potencial Espontâneo e Sondagem Elétrica Vertical (SEV).

SERVIÇO DE GEOFÍSICA PARA INVESTIGAÇÕES AMBIENTAIS – NBR 15.935

Município de Pirapora / MG – 2021

Durante processo de licenciamento ambiental houve suspeita de área contaminada no solo da indústria (aterro de resíduos). Realizou-se levantamento geofísico preliminar para delimitar possível pluma. Realizou-se em seguida sondagem ambiental e análises químicas de solo nos alvos e contrastes sendo possível descartar presença de contaminação. Relatórios apresentados e aprovados pela GERAC-FEAM.

EXCELÊNCIA EM PRIMEIRO LUGAR !

Mineração

Serviços de levantamento geofísico para estabilidade geotécnica de barragens e taludes. Geofísica aplicada a estudos hidrogeológicos, volumetria, cubagem, e prospecção mineral.

Construção Civil

Serviços de mapeamento georadar preliminar à escavação. Laudo geológico geotécnico de terrenos. Mapeamento geofísico para fundações

Indústria

Georadar preliminar à obras, montagem e manutenção de estruturas industriais. Mapeamento de plumas de contaminação em avaliação de passivos ambientais.

Abastecimento Público - SAAE

Mapeamento georadar de redes subterrâneas. Prospecção de água subterrânea para instalação de poços tubulares.

Infraestrutura Urbana

Mapeamento georadar de redes de energia, abastecimento e telecomunicações. Estudos de estabilidade  geológica.

Meio Ambiente

Avaliação de passivos ambientais. Mapeamento de plumas de contaminação. Prospecção de cavidades em estudos espeleológicos.

Empresas que confiam no nosso trabalho

Atestados de Capacidade Técnica

Conte como podemos ajudar

1 + 15 =

    Av. Afonso Pena 4144 - sl401. Belo Horizonte/MG - CEP 30130-009

    +55 31 3517 8270